NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE
PROFESSORA: CATARINA LOBATO
ALUNO:HELCIO JOSÉ DA SILVA COSTA
PROJETO MIDIAS NA EDUCAÇÃO
PARA SER TRABALHADO COM:
QUINTAS SÉRIES
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESACONSIDERAÇÕES FINAIS:
Busca desenvolver uma prática pedagógica colaborativa,
suportado pelas mídias integradas na educação utilizando os gêneros textuais ,
respeitando o ser pensante, dotado de sentimentos e atuantes no contexto social
no qual está inserido.
JUSTIFICATIVA
A mídia impressa, a televisão, o vídeo,
o rádio, a internet, são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de
problemáticas, quando se intenta despertar-lhes o interesse para desenvolver
projetos ou trazer novos olhares para os trabalhos em andamento.
Almeida
OBJETIVOS:
GERAL: tornar ampla a noção contextualizada dos
gêneros textuais e a utilização integrada das mídias na prática pedagógica.
ESPECÍFICOS: estimular no aluno o exercício da
leitura, produção de textos fundamentada na noção de gêneros textuais.
Criar
possibilidades de explorar a multimídia no sentido de ampliar e divulgar o
conhecimento produzido, com significado, fazendo uso do leque de ferramentas
disponíveis nos ambientes midiáticos.
Incentivar o
docente participante a integrar o aprendido na sua prática pedagógica, tornando
necessário que compreenda a importância desse instrumental e desenvolva as
competências fundamentais para sua utilização.
METODOLOGIA
ETAPA 1
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
Aos professores da escola
Ao ctp da
escola
ESCOLHA
Do professor
coordenador
Da área de conhecimento
ETAPA 3
Realização
das atividades propostas utilizando os recursos midiáticos:
Mídia
impressa e imagética
Cordéis,
jornais, gibis, literaturas infantis, livros, cartazes, folders.etc.
MIDIA
RADIOFÔNICA
Explorar
gêneros do discurso e os gêneros textuais como: reportagens, debates, vinhetas,
spots, espelhos de programas; interativo, musical, esportivo, entre outros.
ETAPA 4
Realização
das atividades propostas utilizando os recursos midiáticos.
#MIDIA AUDIO
E VÍDEO
Utilizando o
gênero jornalístico: entrevista para gravação e produção de um DVD.
MIDIA
INFORMATICA:
#explorar
gêneros multimodais digitais e virtuais
da web 2.0, como Orkut, e-mails, blogs, flogs, MSN, entre outros, e a produção
de slides.
ETAPA 4
MOSTRA PEDAGÓGICA DE TODAS AS PRODUÇÕES.
AVALIAÇÃO:
No decorrer
do processo, considerando, participação, interesse e produção.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Busca desenvolver uma prática pedagógica colaborativa,
suportado pelas mídias integradas na educação utilizando os gêneros textuais ,
respeitando o ser pensante, dotado de sentimentos e atuantes no contexto social
no qual está inserido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário